o que é tik tok

O que é Tik Tok? Para muitas pessoas o Tik Tok continua sendo um barulho que o relógio faz, mas para a nova geração esse nome é a rede social do momento. Se você tem mais de 18 anos, provavelmente vai estranhar um pouco esse ambiente virtual cheio de mini vídeos com edições que beiram o surreal de tão criativas que são. Venho aqui para falar especialmente para quem trabalha com Marketing: não temos mais como ignorar o Tik Tok! 

Um breve resumo: tudo começou com o aplicativo Musical.ly, que foi uma febre entre os adolescentes em 2016. No aplicativo você gravava vídeos dublando memes, músicas e criando transições diferentes a cada segundo. Observando o potencial da plataforma, a empresa chinesa ByteDance (que já possuía um app semelhante) desembolsou U$800 milhões e comprou o Musical.ly. Em 2017 nascia o Tik Tok.

Atualmente, com mais de 1 bilhão de downloads pela Play Store e Apple Store, o Tik Tok está se tornando um lugar que vai muito além do entretenimento: ele está dando voz para pessoas extremamente talentosas. Ao contrário do YouTube, que necessita de mais equipamentos, edição e tempo de vídeo, no Tik Tok você consegue engajar um grande público em apenas alguns segundos! 

Esse ano, em particular, podemos citar dois cantores que viralizaram dentro do Tik Tok e viraram verdadeiros fenômenos mundiais na música: Lil Nas X, com a música Old Town Road e Lizzo, com a música Truth Hurts

A primeira música foi lançada recentemente e ganhou diversos prêmios, mas o que realmente chocou foi a ascensão de Lizzo. A música Truth Hurts foi lançada em 2016, mas só agora, em 2019, ficou em primeiro lugar na lista da Billboard, justo no ano que 10 segundos da canção virou meme dentro do Tik Tok.

 

Outro fator que ajuda muito a viralização no Tik Tok são as ordens de entrega dos conteúdos. Dentro do aplicativo existem duas sessões, a que mostra os vídeos de quem você está seguindo, em ordem cronológica, e a aba de “Para Você”, que mostra vídeos baseados no seu gosto – e o algoritmo funciona muito bem nesse quesito. E isso é ótimo! Por conta desse aprendizado via algoritmo, um vídeo que não teve muitas visualizações no dia que foi lançado pode viralizar um tempo depois só por aparecer na página de recomendados. O conteúdo sempre tem uma chance de se expandir!

O aplicativo está tão em alta, que o Mark Zuckerberg já está desenvolvendo uma ferramenta parecida para implementar nos Stories. Ou seja, se você já é um usuário do Tik Tok, vai sair na frente quando essa opção for inaugurada no Instagram!

Deixe o preconceito de lado, baixe o aplicativo e teste! Garanto que você terá muitas ideias boas e dará boas risadas!

Inclusive, me segue lá! É @piinknina (óbvio) 

 

Share:
Written by Piinknina
Marina de Melo nasceu no dia 5 de fevereiro de 1994 em Florianópolis, Santa Catarina. Aquariana, com cabelos coloridos e apaixonada por novidades, desde criança Marina mostrou inclinações para o mundo da comunicação. Aos sete anos já havia inventado diversas revistas e sonhava em ser jornalista. Fez dois anos de faculdade de Letras Português, com o intuito de migrar para a área de jornalismo, e acabou não completando o curso. Fez um ano de faculdade de Jornalismo e percebeu que a mídia tradicional não era a área que desejava seguir. Atualmente cursa Mídia Eletrônica e parece ter encontrado sua vocação! Trabalhou na Record e no SBT de Santa Catarina, em agência de eventos, agência de marketing e até com digitação de contas em uma empresa de saúde. Hoje faz estágio em uma network do YouTube onde cuida das redes sociais e outras coisitas mais. Tem um canal no YouTube com conteúdo de entretenimento. Escreveu todo esse texto em terceira pessoa e achou uma experiência traumática!